22 junho 2013

Dieta dr. Atkins - dicas, passo a passo, links e minhas considerações.

Muitas pessoas ainda têm dúvida sobre a dieta que eu escolhi, por isso eu resolvi criar esse post.

AVISO: Post dedicado para quem gosta ou quer seguir a dieta.



A primeira coisa que você precisa saber é que não dá para seguir a dieta sem estudá-la. Então, antes de começar você precisa se preparar, ler o livro do dr. Atkins é fundamental. Não se prenda a resumos ou opiniões alheias, vá direto na fonte. Essa dieta não é uma dieta de moda, feita de qualquer jeito por qualquer um. Houve um estudo, é comprovado que funciona e que não é prejudicial à saúde.

Infelizmente as pessoas fazem de qualquer jeito, passam mal, não conhecem, não se esforçam e acabam deixando minha dieta favorita com a imagem negativa. Fico indignada! Depois "especialistas" ficam aí na mídia criticando, dedicando horas falando que não presta e blá blá blá.

Basicamente a dieta funciona da seguinte forma:

Restringimos os carboidratos que são fonte de energia. Já que paramos ingerir essa fonte de energia o corpo começa a tirar de outro lugar: dos estoques de gordura (essa mesma gordura que está ali por ajuda dos carboidratos). Queimar gordura do corpo chama-se cetose.

Trecho do livro: "A quase zero grama de carboidratos, até o corpo com maior propensão para conservar gordura desenvolve cetose/lipólise, o que significa simplesmente que queima sua própria gordura para obter
combustível."

Estar em cetose é simplesmente maravilhoso! Temos energia, não temos fome, emagrecemos bem, é ótimo!

A dieta tem as seguintes fases:

Indução, Perda de Peso Contínua, Pré-manutenção e Manutenção. É pra vida toda. Mas não significa que nunca mais comeremos arroz, frutas ou qualquer outra coisa.  A indução (20g de carboidratos no máximo) é poderosa, perde-se muitos quilos rapidamente, por conta do que eu já expliquei sobre a queima de gordura. A PPC também emagrece, só que menos do que a indução, pois nessa fase começamos a reintroduzir carboidratos gradualmente. Depois a pré-manutenção, que é a transição para a Manutenção.


O que comer? Vou enjoar dos alimentos!

Antes de ler o livro eu já peguei uma lista do que podia comer e seguia por algum tempo. Logo eu enjoava e passava mal. Entendem? Eu não estudei, não entendia, fiz dieta das proteínas de qualquer jeito e fracassei. Ficava só no omelete, salsicha etc. Não é bem assim.

Uma moça (Fabiana) me apresentou a um grupo de pessoas que seguem Atkins, depois conheci blogs e consegui variar minha alimentação. Isso me ajudou muito. Ter uma alimentação com variedades gostosas ajuda muito. Então, vou deixar uma lista de blogs e páginas de receitas e assuntos da minha dieta:

1. http://fabipimentarosa.blogspot.com.br/   (ela me ajudou muito)
2. https://www.facebook.com/atkinsemgotas (grupo maravilhoso)

(conforme eu for lembrando de mais links eu atualizo)


REGRAS DA INDUÇÃO (resumidamente):

Comer no máximo 20g de carboidratos












Abraços
Debora

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...